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SIMULADO
1.
O sistema Russo de navegação por satélite, chama-se:
WGS
GLONASS
COPAS
DGPS
NAVSTAR
2.
Qual a frequência de sopros por minuto, numa respiração boca a boca:
na faixa de 20 a 30
na faixa de 5 a 10
na faixa de 10 a 15
na faixa de 15 a 20
na faixa de 10 a 16
3.
Qual o mais aconselhável e mais rápido procedimento para se analisar e descobrir a profundidade de um local de fundeio?
Qual o mais aconselhável e mais rápido procedimento para se analisar e descobrir a profundidade de um local de fundeio?
Consultando o GPS
Consultando o Aviso aos Navegantes
Consultando o odômetro
Consultando a carta náutica daquele local
4.
O que são espias e para que servem:
são cabos de aço ou ferro, que servem para prender as amarras às âncoras, em embarcações de esporte e recreio
são correntes de metal usadas para ligar à âncora
são cabos de amarração usados na faina (ação) de atracar uma embarcação
são retinidas, que servem para conduzir os cabos de amarração
são cabos de retinidas animal, vegetal ou sintética, que servem para prender a embarcação no fundo
5.
São considerados combustíveis voláteis:
óleo de linhaça e álcool
gasolina e graxa lubrificante
éter e benzina
óleo combustível e éter
óleo combustível e óleo de linhaça
6.
Uma boia com cor preta e uma ou mais faixas horizontais encarnadas:
lateral bombordo
especial
águas seguras
cardinal norte
perigo isolado
7.
Considerando as áreas seletivas para navegação, definidas pela NORMAM-03, as embarcações de propulsão a motor, reboque de esqui aquático, paraquedas e painéis de publicidade poderão trafegar a partir de:
500 metros da linha base
200 metros da linha após base
200 metros da linha base
100 metros da linha base
300 metros da linha base
8.
Para desatracar a embarcação devemos, como regra geral:
largar os cabos de vante e abrir a proa dando máquinas adiante
largar todos os cabos e dar máquinas adiante toda força, para sair rapidamente do cais
largar os cabos de ré, procurando utilizar os cabos de vante para abrir a popa com máquina adiante toda força
largar os cabos de ré, procurando manobrar para abrir a popa, aproveitar o efeito do leme para afastar a popa e então largar os cabos de vante
largar os cabos de vante a abrir a proa dando máquinas atrás
9.
Numa hidrovia interior você se depara com uma placa branca contendo a letra “H” na cor vermelha. Ela que lhe indicar que você deve:
trocar de margem
seguir pela margem esquerda da hidrovia
seguir pelo centro da hidrovia
cruzar obliquamente
seguir a margem direita
10.
Toda embarcação deve ser escrita no (na):
Prefeitura local
Tribunal Marítimo
Diretoria de Portos e Costa (DPC)
Receita Federal
Capitania dos Portos ou órgão subordinados
11.
No tocante ao uso do colete salva-vidas convém que antes de uma viagem se faça a (o):
empréstimo de coletes de outro barco
contagem de as pessoas de bordo
contagem das crianças e adultos
demonstração de uso dos coletes salva-vidas
improvisação de coletes salva-vidas
12.
Em relação às Áreas de Segurança estabelecidas na NORMA-03/DPC, é permitido trafegar e fundear:
nos locais reservado par banhistas
a menos de 200 metros da linha base
nos locais onde haja menor tráfego e concentração de embarcações
nos locais onde haja maior tráfego e concentração de embarcações
a menos de 5 metros da linha base
13.
Os ventos sopram de um centro de alta pressão para um centro de baixa pressão, mas não de forma direta, mas de forma curva, em virtude do movimento de rotação da terra. A esse fenômeno chamamos de:
Escala Beaufort
Ciclone
Furação
Força centrifuga dos ventos
Força de Coriolis
14.
Quando um navegante vem se aproximando de uma bifurcação de canal e se depara com um balizamento de duas cores, e verifica que a maior profundidade está no canal a seu boreste, quais seriam as duas cores vistas pelo navegante:
preta e encarnada
encarnada, com uma faixa horizontal verde
verde, com uma faixa horizontal encarnada
encarnada, com uma faixa horizontal amarela
preta e amarela
15.
A transmissão do calor que se processa sem a necessidade da continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe o calor , chama-se:
Orográfico
Convecção
Condução
Osmose
Irradiação
16.
Havendo o flagrante de infração às normas em vigor, será lavrado um Auto de Infração para o Comandante da embarcação. Quantos dias de prazo o Comandante terá para apresentar sua Defesa Prévia:
12 dias
10 dias
20 dias
15 dias
5 dias
17.
A não existência de extintores a bordo de uma lancha ou a existência de extintores vencidos acarretará:
em nenhuma medida administrativa
multa para o comandante do barco e interrupção da singradura
repreensão para o comandante da embarcação
suspensão da carteira de habilitação do comandante
apreensão da embarcação
18.
A reincidência em conduzir embarcação em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica, quando não constituir crime previsto em lei acarreta:
Suspensão do Certificado de Habilitação por dois anos
Cancelamento do Certificado de Habilitação
Suspensão do Certificado de Habilitação por um ano
Suspensão do Certificado de Habilitação por seis meses
Inquérito Administrativo de Fatos a Navegação
19.
Todas as pessoas a bordo estão sujeitas à autoridade:
do Imediato
do comandante
do armador
da polícia local
do proprietário
20.
Um infrator, após o recebimento do auto de infração, pode apresentar sua defesa num prazo de:
12 dias
10 dias
20 dias
15 dias
5 dias
21.
É obrigatório sua apresentação, antes de sair para navegar:
relatório de qualidade de combustível
relação de passageiros
plano de navegação
relação de passageiros e tripulantes
Cartão de Tripulação de Segurança
22.
Se for utilizado em ambientes fechados e de pequeno volume, em qual dos tipos de agentes extintores listados abaixo devemos ter cuidado quanto a uma eventual sufocação?
espuma química
espuma mecânica
pó químico
água
gás carbônico
23.
Conduzir embarcação em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica, quando não constituir crime previsto em lei, acarretará a suspensão do Certificado de Habilitação em até:
noventa dias
trinta dias
cento e vinte dias
sessenta dias
cento e oitenta dias
24.
De acordo com Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em uma ultrapassagem, realizada em segurança e com espaço suficiente para manobrar, a embarcação a ser ultrapassada deverá:
manter seu rumo e velocidade
soar quatro apitos curtos
parar máquinas e seguir só com o seguimento
guinar um pouco para o bordo oposto ao que vai ser ultrapassado
diminuir a velocidade para ajudar na ultrapassagem
25.
O nevoeiro formado pela evaporação da chuva dentro da massa de ar mais frio sob o declive frontal chama-se:
Neblina
Nevoeiro ocluso
Nevoeiro de umidade
Nevoeiro de evaporação horizontal
Nevoeiro frontal
26.
A condição de equilíbrio de uma embarcação, com sua carga de peso sólidos e líquidos bem distribuídos e sua linha d’água respeitada é chamada de:
estanqueidade
flutuabilidade
estabilidade
deslocamento
arqueação
27.
A marca de tope do sinal de sinal especial é:
um “E” amarelo
um “X” encarnado
um “X” amarelo
um “X” verde
um “E” preto
28.
O céu pode nos dar sinais de previsão com céu vermelho ao entardecer:
Indicação de tempo quente
Indicação de frio
Tempo ruim
Mudança do tempo
Bom tempo
29.
As balsas salva-vidas devem ser revisadas a cada a:
48 meses
18 meses
12 meses
24 meses
36 meses
30.
Qual a validade das carteiras de Habilitação?
10 anos, renovável sem obrigatoriedade de exames
Indeterminado
5 anos, renovável com avaliação de reciclagem
5 anos, renovável sem obrigatoriedade de exames
10 anos, renovável com avaliação de reciclagem
31.
Assinale qual das infrações abaixo será passível da mais alta penalidade (multa do grupo G) prevista no decreto 2.596/98 (RLESTA):
trafegar em área de banhista
conduzir a embarcação em baixa velocidade
condução de barcos sem habilitação específica
excesso de passageiro ou carga
ceder a embarcação para condução de menores
32.
Em caso de hipotermia, após aplicarmos os primeiros socorros, devemos deixar o paciente em posição de restabelecimento que será:
deixar a vítima deitada em decúbito dorsal
deixar a vítima sentada e com a cabeça ereta e bem mais alta que o resto do corpo
deixar a vítima deitada em decúbito ventral, levemente inclinada para o lado
colocar a vítima deitada de lado e com a cabeça mais baixa que o corpo
deixar a vítima à vontade para que ela encontre, por si, a posição mais confortável
33.
As instruções para operar, manusear e lançar os dispositivos pirotécnicos (foguetes) e fumígeno estão contidas
nos manuais
na RLESTA
nas embalagens dos mesmos
na LESTA
na NORMAM-03/DPC
34.
Quando em mar ruim, para vencer as ondas grandes, deve-se acelerar e desacelerar o motor da seguinte forma:
acelerar na subida e desacelerar antes da descida
não acelerar nem na subida e nem na descida
desacelerar na subida e acelerar antes da descida
quando subir na onda acelera e continua acelerando na descida
manter a velocidade constante tanto na subida quanto na descida
35.
Embarcação de propulsão a motor ou à vela poderão se aproximar da linha base para fundear, caso não haja nenhum dispositivo contrário estabelecido pela autoridade competente. Toda aproximação deverá ser feita:
paralela a linha base e com velocidade até 6 nós, preservando a segurança dos banhistas
perpendicular a linha base e com velocidade não superior a 5 nós, preservando a segurança dos banhistas
perpendicular a linha base e com velocidade não superior a 3 nós, preservando a segurança dos banhistas
paralela a linha base e com velocidade não superior a 3 nós, preservando a segurança dos banhistas
em qualquer direção em relação a linha base e com velocidade não superior a 3 nós, preservando a segurança dos banhistas
36.
Sabemos que os coletes salva-vidas são exigidos nas embarcações de esporte e recreio. Das alternativas abaixo, qual deverá, obrigatoriamente, estar usando (vestido) com o colete salva-vidas:
comandante das embarcações
somente o condutor da moto aquática
somente o passageiro da moto aquática
condutor e passageiro da moto aquática
todos os passageiros de embarcações de médio porte
37.
O colete salva-vidas a ser utilizado por um motonauta pilotando uma moto aquática deve ser um:
colete de cor visível
colete salva-vidas classe V, certificado conforme previsto na NORMAM 05/DPC
colete salva-vidas destinado ao uso nas embarcações na navegação costeira
colete salva-vidas classe II, certificado conforme previsto na NORMAM 05/DPC
colete salva-vidas classe III, certificado conforme previsto na NORMAM 05/DPC
38.
As marcas de tope do sinal cardinal norte são:
dois cones pretos, um sobre o outro, com vértices para baixo
dois cones pretos, lado a lado, com vértices para cima
dois cones pretos, um sobre o outro, base a base
dois cones pretos, um sobre o outro, com vértices para cima
dois cones pretos, um sobre o outro, vértice a vértice
39.
A vistoria que se realiza por ocasião da reclassificação da embarcação de esporte e/ou recreio da Navegação Interior para Mar Aberto, chama-se:
Vistoria Inicial
Vistoria de Reclassificação
Vistoria de Arqueação
Vistoria de Renovação
Vistoria de Rotina
40.
A condição de equilíbrio de uma embarcação, com sua carga de peso sólidos e líquidos bem distribuídos e sua linha d’água respeitada é chamada de:
estanqueidade
flutuabilidade
estabilidade
deslocamento
arqueação
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