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1.
Estão obrigadas a registro no Tribunal Marítimo todas as embarcações:
com comprimento igual a 24 metros, que possuam mais de 50 AB
de médio porte, com menos de 100 AB
com comprimento maior ou igual a 12 metros, que possuam mais de 20 AB
de médio porte, com amis de 50 AB
com comprimento maior ou igual a 24 metros, que possuam mais de 100 AB
2.
Quando numa embarcação de dois hélices, um deles dá a ré e o outro adiante, com a mesma rotação, essa embarcação:
tende a girar a proa para o bordo contrário ao do hélice que dá atrás
tende a girar a proa para o mesmo bordo do hélice que dá a ré
tende a seguir em linha reta para ré
tende a girar a proa para o mesmo bordo do hélice que dá adiante
tende a seguir em linha reta para vante
3.
A boia cega:
emite luzes brancas
emite luzes amarelas
emite luzes intermitentes
não emite luzes
emitem luzes encarnadas
4.
Uma luz intermitente amarela cruzando o canal, à noite, poderá ser:
uma embarcação de colchão de ar (hoverdraft)
uma embarcação dos serviços de praticagem do porto
uma embarcação de socorro e salvamento
um rebocador do porto se dirigindo para a manobra
a lancha da Capitania dos Portos realizando Inspeção Naval
5.
O ato de parar a embarcação prendendo-a a uma âncora que será fixada ao fundo é chamado de:
Suspender
Fundear
Aduchar
Abicar
Atracar
6.
É correto afirmar que à medida que vamos retirando peso de bordo:
a borda livre aumenta e o calado diminui
a borda livre e o calado permanecem inalterados
somente o calado aumenta
a borda livre diminui e o calado aumenta
somente a borda livre aumenta
7.
Em uma embarcação atracada, em que situação nós precisamos manter alguém cuidando das espias para ir aumentando ou diminuindo seu comprimento:
quando estiver em local com muita correnteza
quando estiver em locais de grande amplitude de maré
quando estiver em locais de pouca profundidade
quando estiver em locais onde haja perigo de furto/roubo
quando estiver em locais de grande profundidade
8.
O colete salva-vidas a ser utilizado por um motonauta pilotando uma moto aquática deve ser um:
colete de cor visível
colete salva-vidas classe V, certificado conforme previsto na NORMAM 05/DPC
colete salva-vidas destinado ao uso nas embarcações na navegação costeira
colete salva-vidas classe II, certificado conforme previsto na NORMAM 05/DPC
colete salva-vidas classe III, certificado conforme previsto na NORMAM 05/DPC
9.
Na intoxicação por gases a pele assume a cor:
azulada
avermelhada
acinzentada
amarelada
esverdeada
10.
Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam o causador a:
suspensão da habilitação por dois anos
trabalhos comunitários
repará-los
inquérito policial
prisão domiciliar
11.
A melhor maneira de saltar na água, utilizando o colete salva-vidas, é com:
as pernas esticadas e os pés juntos
a mão direita no nariz e os pés separados
os pés juntos e os pés separados
de cabeça protegendo o rosto
as pernas abertas, a mão direita no nariz e a mão esquerda no ombro
12.
Uma embarcação de esporte e/ou recreio deve ser registrada no Tribunal Marítimo sempre que sua Arqueação Bruta (AB) exceder a:
100
90
120
140
80
13.
Os incêndios das classes “A” e “B” são identificados por símbolos internacionais, que são respectivamente:
um quadrado vermelho e um círculo azul
um quadrado vermelho e uma estrela verde
um triângulo verde e uma estrela amarela
uma estrela verde e um triângulo amarelo
um triângulo verde e um quadrado vermelho
14.
Quem estabelece os requisitos para homologação de Estações de Manutenção de Equipamentos de Salvatagem é:
o INMETRO
a IMO
a Autoridade Marítima
o fabricante
a Diretoria de Hidrografia e Navegação
15.
É passível correr interrupção da singradura (viagem) quando:
estiver em péssimo estado de conservação
trafegar em áreas de segurança
trafegar em canais balizados
estiver com excesso de lotação
a embarcação estiver sem luzes e marcas, previstas no RIPEAM
16.
O termo “em movimento” se aplica a todas as embarcações que:
estão encalhadas
estão fundeadas
estão atracadas
não se encontram fundeadas, amarradas à terra ou encalhadas
estão amarradas
17.
De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), no meio a um forte nevoeiro uma embarcação detectou no radar a presença de outra embarcação navegando por ante a vante de seu través, com risco de abalroamento, mas constatou também que tem preferência sobre a embarcação detectada. Neste caso ela deverá:
soar um apito longo em intervalos não superiores a dois minutos e fazer contato rádio
soar um apito longo em intervalos não superiores a dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
soar dois apitos longo em intervalos não superiores a dois minutos e acender as luzes de navegação
soar um apito longo em intervalos não superiores a dois minutos e alterar seu rumo para bombordo
soar dois apitos longos em intervalos não superiores a dois minutos e manter seu rumo e velocidade
18.
Um navegante com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para conduzir embarcações de esporte e recreio em caráter não profissional é chamado de:
armador
tripulante
marítimo
amador
aquaviário
19.
A maior largura de um barco, medida de borda a borda é chamada de:
contorno
pontal
calado
través
boca
20.
Qual das Carteiras de Habilitação de Amadores (CHA) abaixo pode ser obtida por um cidadão (ã) com menos de 18 anos de idade:
Motonauta
Capitão-Amador
Veleiro
Mestre-Amador
Arrais-Amador
21.
Embarcações de propulsão mecânica que não estão obrigadas a exibir a luz de mastro de ré são aquelas menores de:
100 metros
70 metros
50 metros
80 metros
60 metros
22.
Toda embarcação deve ser escrita no (na):
Prefeitura local
Tribunal Marítimo
Diretoria de Portos e Costa (DPC)
Receita Federal
Capitania dos Portos ou órgão subordinados
23.
Num pilar de uma ponte sobre um rio navegável, observou-se um triângulo vermelho, isto significa que o:
tráfego está à a esquerda de quem desce ou sobe o rio
tráfego está sujeito a interrupção no período de seca
tráfego está à a direita de quem desce ou sobe o rio
tráfego proibido
tráfego está permitido com sentido único
24.
É a lesão decorrente da exposição prolongada ao frio:
intermação
hemorragia
insolação
geladura
hipotermia
25.
As coletes salva-vidas infláveis devem ser enchidos:
ao iniciar a viagem
quando já dentro da água
somente depois que entrar na balsa
antes de abandonar a embarcação
antes de pular na água
26.
Uma embarcação com comprimento inferior a cinco metros, com convés aberto, sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilize motor de popa, este não exceda a 50 HP, para efeitos legais, é considerada:
embarcação de médio porte
embarcação miúda
embarcação de grande porte
embarcação de apoio
embarcação não-registrada
27.
O que vem a ser hemorragia:
o aparecimento de bolhas
a grande perda de sangue
a queda da pressão arterial
a ruptura da pele
o desmaio temporário
28.
São atitudes certas, com relação a vítima de grandes hemorragias:
desapertar o torniquete, depois de 30 minutos e reapertá-lo, independentemente de ter parado a hemorragia
dar líquidos enquanto estiver inconsciente e mantê-la agasalhada
não dar líquidos enquanto estiver inconsciente e mantê-la agasalhada
nunca desapertar o torniquete, enquanto a hemorragia estiver escorrendo
verificar se ela respira e fazer massagem cardíaca externa
29.
É comum se ter incêndios a bordo decorrente de material elétrico mal especificado como:
cabos elétricos antichama
disjuntores bem dimensionados
disjuntores com dupla finalidade
disjuntores antichama
disjuntores que provocam grandes centelhas
30.
Hipotermia se dá:
somente em água fresca
somente em água quente
qualquer água que esfrie o suficiente para baixar a temperatura do corpo a menos de 35º centigrados
qualquer água
somente em água morna
31.
O que o proprietário deve fazer, com relação a equipamentos de salvatagem importados, para utilizá-los a bordo?
Deverá utilizá-los normalmente, pois não há restrições quanto a isso
Deverá informar à Autoridade Naval, seu uso
Deverá enviar os manuais, para a Capitania dos Portos
Deverá se fazer deles, pois são inadequados em sua maioria
Deverá homologá-los na DPC
32.
A reincidência, para efeito de gradação das penalidades, da RLESTA, é:
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a três meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a seis meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a vinte e quatro meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a doze meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a trinta e seis meses
33.
Nunca devemos:
retirar pesos altos da embarcação
colocar mais peso na parte de baixo que na parte de cima da embarcação
afundar a marca do limite mínimo de flutuação
dividir os pesos entre as laterais da embarcação
colocar pesos pequenos, no convés principal
34.
Áreas de segurança são áreas:
utilizadas para inspeção de embarcações com carga suspeita ou perigosa
usadas para o planejamento de navegação segura
utilizadas para o tráfego de embarcação, com situações de emergência
de tráfego ou fundeio proibido
de limite de navegação
35.
Uma embarcação miúda só poderá ser classificada para navegação do tipo:
Oceânica
Costeira
Interior
mar aberto
longo curso
36.
A reincidência, para efeito de gradação das penalidades, é a repetição da mesma infração em um período igual ou inferior a:
3 meses
18 meses
24 meses
5 meses
12 meses
37.
São situações normalmente indicadas por balizamento, exceto:
Zonas de acidentes marítimos importantes
Áreas onde estão sendo realizados serviços especiais
Área de regatas e pontos de esperadas eclusas
Novos perigos
Perigos naturais e limites laterais dos canais
38.
A altura metacêntrica é representada pelas letras:
AM
GM
MC
MH
MT
39.
O tempo que uma embarcação leva para afundar depende da sua:
reserva de flutuabilidade e da densidade da água
estabilidade e densidade da água
reserva de flutuabilidade e da extensão da avaria
estabilidade e do funcionamento dos geradores
reserva de flutuabilidade e do tempo na área
40.
Os ventos sopram de um centro de alta pressão para um centro de baixa pressão, mas não de forma direta, mas de forma curva, em virtude do movimento de rotação da terra. A esse fenômeno chamamos de:
Escala Beaufort
Ciclone
Furação
Força centrifuga dos ventos
Força de Coriolis
Time is Up!
Time's up
Fazer outro simulado