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1.
Um navegante vai de Belém para o Rio de Janeiro, ele estará realizando uma navegação de:
Alto-mar
Longo curso
Cabotagem
Escalas
Interior
2.
O leme de um barco, posicionado na popa, dará a direção para um barco. Quando giramos o timão para direita. Um barco em movimento também tomará a direção de boreste e o leme terá ângulo:
para boreste
para ré
para bombordo
para frente
para popa
3.
São situações normalmente indicadas por balizamento, exceto:
Zonas de acidentes marítimos importantes
Áreas onde estão sendo realizados serviços especiais
Área de regatas e pontos de esperadas eclusas
Novos perigos
Perigos naturais e limites laterais dos canais
4.
Para desatracar a embarcação devemos, como regra geral:
largar os cabos de vante e abrir a proa dando máquinas adiante
largar todos os cabos e dar máquinas adiante toda força, para sair rapidamente do cais
largar os cabos de ré, procurando utilizar os cabos de vante para abrir a popa com máquina adiante toda força
largar os cabos de ré, procurando manobrar para abrir a popa, aproveitar o efeito do leme para afastar a popa e então largar os cabos de vante
largar os cabos de vante a abrir a proa dando máquinas atrás
5.
A NORMAM-03 define amador como:
qualquer tripulante com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações, em caráter não profissional
todo aquele com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações, em caráter profissional
todo aquele com habilitação certificada, pela Autoridade Marítima para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional
todo aquele com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações, em caráter não profissional
qualquer proprietário com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações, em caráter não profissional
6.
Se for utilizado em ambientes fechados e de pequeno volume, em qual dos tipos de agentes extintores listados abaixo devemos ter cuidado quanto a uma eventual sufocação?
espuma química
espuma mecânica
pó químico
água
gás carbônico
7.
Numa hidrovia interior você se depara com uma placa branca contendo a letra “H” na cor vermelha. Ela que lhe indicar que você deve:
trocar de margem
seguir pela margem esquerda da hidrovia
seguir pelo centro da hidrovia
cruzar obliquamente
seguir a margem direita
8.
O excesso de peso em partes altas da embarcação ou má distribuição de pesos em relação às laterais da embarcação, prejudica a:
estanqueidade da embarcação
flutuabilidade direcional
economia de combustível
velocidade máxima a ser atingida pela embarcação
estabilidade da embarcação
9.
Quando numa embarcação de dois hélices, um deles dá a ré e o outro adiante, com a mesma rotação, essa embarcação:
tende a girar a proa para o bordo contrário ao do hélice que dá atrás
tende a girar a proa para o mesmo bordo do hélice que dá a ré
tende a seguir em linha reta para ré
tende a girar a proa para o mesmo bordo do hélice que dá adiante
tende a seguir em linha reta para vante
10.
É facultativo marcar (afixar ou pintar) o nome do barco no costado para apenas:
as embarcações para fins comerciais
as embarcações miúdas
as embarcações estrangeiras em águas nacionais
os barcos de órgãos oficiais do governo
os barcos de fiscalização da Autoridade Marítima
11.
A temperatura na qual uma parcela de ar com pressão e conteúdo de vapor d’água constantes torna-se saturada quando resfria é chamada de:
ponto de saturação
ponto de orvalho
ponto de congelamento
ponto de ebulição
ponto de fulgor
12.
Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam o causador a:
suspensão da habilitação por dois anos
trabalhos comunitários
repará-los
inquérito policial
prisão domiciliar
13.
Todas as pessoas a bordo estão sujeitas à autoridade:
do Imediato
do comandante
do armador
da polícia local
do proprietário
14.
O que o proprietário deve fazer, com relação a equipamentos de salvatagem importados, para utilizá-los a bordo?
Deverá utilizá-los normalmente, pois não há restrições quanto a isso
Deverá informar à Autoridade Naval, seu uso
Deverá enviar os manuais, para a Capitania dos Portos
Deverá se fazer deles, pois são inadequados em sua maioria
Deverá homologá-los na DPC
15.
Uma embarcação de esporte e/ou recreio deve ser registrada no Tribunal Marítimo sempre que sua Arqueação Bruta (AB) exceder a:
100
90
120
140
80
16.
Uma embarcação com comprimento inferior a cinco metros, com convés aberto, sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilize motor de popa, este não exceda a 50 HP, para efeitos legais, é considerada:
embarcação de médio porte
embarcação miúda
embarcação de grande porte
embarcação de apoio
embarcação não-registrada
17.
Qual é a nuvem que indica mau tempo ?
Nimbus
Cumulunimbus
Cirros
Cumulus
altostratus
18.
O valor máximo das multas previsto no Decreto nº 2.596/98 (RLESTA) é de:
4.200,00
2.200,00
3.200,00
5.200,00
6.200,00
19.
É a lesão decorrente da exposição prolongada ao frio:
intermação
hemorragia
insolação
geladura
hipotermia
20.
Durante a noite, foi avistada uma luz verde piscando e, pela carta náutica, verificou-se aproximação da entrada de um porto. Qual seria o formato provável deste sinal?
Cúbico
Cônico
Cilíndrico
Esférico
Piramidal
21.
De acordo com a NORMAM-03, estão dispensadas de dotar embarcações de sobrevivência:
embarcações empregadas na Navegação Oceânica
embarcação empregadas na Navegação Costeira
embarcações de pesca esportiva
embarcações de recreio
embarcações empregadas na Navegação Interior
22.
Quando há ausência do movimento do ar, diz-se que há:
Estagnado
Estacionário
Abafamento
Paradeira
Calmaria
23.
A reincidência, para efeito de gradação das penalidades, da RLESTA, é:
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a três meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a seis meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a vinte e quatro meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a doze meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a trinta e seis meses
24.
Os primeiros socorros são as primeiras providências tomadas no local do acidente que visam:
aplicar medicamentos que ajudarão a recuperação dos acidentados em uma semana
salvar a vida humana, aliviar dores e evitar complicações em feridos e acidentados
curar as pessoas acidentadas, diminuindo suas dores e complicações
realizar procedimentos de enfermaria, o que dispensará o apoio médico posterior
restabelecer as pessoas, para que continuem aproveitando a viagem a bordo
25.
De acordo com Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em uma ultrapassagem, realizada em segurança e com espaço suficiente para manobrar, a embarcação a ser ultrapassada deverá:
manter seu rumo e velocidade
soar quatro apitos curtos
parar máquinas e seguir só com o seguimento
guinar um pouco para o bordo oposto ao que vai ser ultrapassado
diminuir a velocidade para ajudar na ultrapassagem
26.
Quando eu navego, devo ter a bordo de meu barco, além do Título de Inscrição, também os (as):
Provisão de Registro de Propriedade Marítima (PRPM), Bilhete de Seguro (DPEM) e Carteira de identidade
Bilhete de Seguro (DPEM) e Carteira de Identidade
Carteira de Identidade
Carteira de Habilitação de Amador (CHA, Carteira de Identidade (RG) e Bilhete de Seguro (DPEM)
Notas de Arqueação, Nota Fiscal do casco e Nota Fiscal do motor
27.
O nevoeiro formado pela evaporação da chuva dentro da massa de ar mais frio sob o declive frontal chama-se:
Neblina
Nevoeiro ocluso
Nevoeiro de umidade
Nevoeiro de evaporação horizontal
Nevoeiro frontal
28.
Com relação à distribuição de peso a bordo, é correto afirmar que:
devemos começar a carregar os pesos colocando-os junto à quilha, próximo a meia-nau
devemos colocar todos os pesos preferencialmente nas partes altas da embarcação
devemos evitar o acúmulo de peso próximo à proa
devemos retirar pesos das partes baixas do barco
devemos manter todos os tanques com líquidos a meia carga
29.
Estando presente o combustível e o oxigênio (comburente) para haver uma combustão é necessária que se atinja a (o):
ponto de combustão
temperatura de ignição
ponto de ignição
ponto de fulgor
temperatura ideal
30.
No balizamento de uma hidrovia um sinal “X” na margem do rio, significa:
seguir meio do canal
seguir margem
trocar de margem
bifurcação de canal
perigo isolado
31.
Considerando as áreas seletivas para navegação, definidas pela NORMAM-03, as embarcações de propulsão a motor, reboque de esqui aquático, paraquedas e painéis de publicidade poderão trafegar a partir de:
500 metros da linha base
200 metros da linha após base
200 metros da linha base
100 metros da linha base
300 metros da linha base
32.
Dentre as alternativas abaixo, o único que precisar estar permanentemente com o colete salva-vidas vestido é o:
condutor da moto aquática
proeiro de qualquer embarcação de grande porte
comandante da lancha
cozinheiro da embarcação
passageiro de uma embarcação de médio porte
33.
O balizamento de canal preferencial tem as cores:
Verde e encarnada
Preta e amarela
Branca e encarnada
Branca e encarnada em listas verticais
Branca e preta
34.
Para segurança da embarcação, devemos proceder a diversas verificações antes de sairmos para navegar, exceto:
verificar as luzes de navegação
verificar os equipamentos de salvatagem
verificar os equipamentos de combate a incêndio
verificar se a embarcação está com as acomodações limpas e arrumadas
verificar os equipamentos rádio
35.
No tocante ao uso do colete salva-vidas convém que antes de uma viagem se faça a (o):
empréstimo de coletes de outro barco
contagem de as pessoas de bordo
contagem das crianças e adultos
demonstração de uso dos coletes salva-vidas
improvisação de coletes salva-vidas
36.
Uma embarcação classificada como de alto-mar, quando navegando em local de sua classe, só poderá ser conduzida por:
Mestre-Amador
Arrais-Amador
Veleiro
Capitão-Amador
Motonauta
37.
A navegação realizada em hidrovias interiores, assim considerados rios, lagos, canais, lagoas, baías, angras, enseadas e áreas marítimas abrigadas é classificada como:
mar fechado
fluvial
lacustre
água doce
interior
38.
Nunca devemos:
retirar pesos altos da embarcação
colocar mais peso na parte de baixo que na parte de cima da embarcação
afundar a marca do limite mínimo de flutuação
dividir os pesos entre as laterais da embarcação
colocar pesos pequenos, no convés principal
39.
A distância linear entre o convés principal e o fundo do barco é chamada de:
contorno
pontal
calado
costado
boca
40.
Se um barco está abicado, ele está com:
muito peso na quilha e leve na popa
muito peso na proa e pouco peso na popa
muito peso na popa e pouco peso na proa
muito peso a meia nau e pouco peso na proa e popa
muito peso na proa e popa e pouco peso a meia nau
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