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1.
Para desatracar a embarcação devemos, como regra geral:
largar os cabos de vante e abrir a proa dando máquinas adiante
largar todos os cabos e dar máquinas adiante toda força, para sair rapidamente do cais
largar os cabos de ré, procurando utilizar os cabos de vante para abrir a popa com máquina adiante toda força
largar os cabos de ré, procurando manobrar para abrir a popa, aproveitar o efeito do leme para afastar a popa e então largar os cabos de vante
largar os cabos de vante a abrir a proa dando máquinas atrás
2.
Qual a idade mínima e qual a condição necessária para habilitação a veleiro?
8 anos e deverá ser filiado a um clube náutico, marina organizada ou grupo de escoteiro do mar
16 anos e deverá ser filiado a um clube náutico, marina organizada ou grupo de escoteiro de escoteiros
10 anos e deve ser habilitado em exame na Capitania dos Portos
12 anos e deve ser habilitado em exame na Capitania dos Portos
18 anos, bastando apresentar um certificado de conhecimentos básicos de segurança da navegação
3.
Quando há ausência do movimento do ar, diz-se que há:
Estagnado
Estacionário
Abafamento
Paradeira
Calmaria
4.
O apito curto tem a duração de:
4 a 6 segundos
1 minuto
3 segundos
1 segundo
2 segundos
5.
É obrigatório sua apresentação, antes de sair para navegar:
relatório de qualidade de combustível
relação de passageiros
plano de navegação
relação de passageiros e tripulantes
Cartão de Tripulação de Segurança
6.
A reincidência, para efeito de gradação das penalidades, da RLESTA, é:
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a três meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a seis meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a vinte e quatro meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a doze meses
a repetição da prática da mesma infração em um período igual ou inferior a trinta e seis meses
7.
As motos aquáticas são definidas como embarcações do tipo:
Embarcação de Sobrevivência
Embarcação Classificada
Embarcação Miúda
Embarcação de Grande Porte
Embarcação de Médio Porte
8.
Uma infração cometida nas áreas adjacentes às praias poderá ter pena de multa aplicada pelo (a):
Polícia Militar
Órgãos estaduais
Corpo de Bombeiros
Polícia Federal
Órgãos Municipais
9.
Qual a validade das carteiras de Habilitação?
10 anos, renovável sem obrigatoriedade de exames
Indeterminado
5 anos, renovável com avaliação de reciclagem
5 anos, renovável sem obrigatoriedade de exames
10 anos, renovável com avaliação de reciclagem
10.
Quando um navegante vem se aproximando de uma bifurcação de canal e se depara com um balizamento de duas cores, e verifica que a maior profundidade está no canal a seu boreste, quais seriam as duas cores vistas pelo navegante:
preta e encarnada
encarnada, com uma faixa horizontal verde
verde, com uma faixa horizontal encarnada
encarnada, com uma faixa horizontal amarela
preta e amarela
11.
Segundo a RLESTA, a infração e seu autor material serão constatados:
normalmente no momento em que for praticada a infração
até 24 horas depois de praticada a infração
até 7 dias depois de praticada a infração
no momento em que for praticada, mediante apuração posterior ou mediante Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN)
somente no momento em que for praticada a infração
12.
Uma embarcação de esporte e/ou recreio deve ser registrada no Tribunal Marítimo sempre que sua Arqueação Bruta (AB) exceder a:
100
90
120
140
80
13.
O ato de parar a embarcação prendendo-a a uma âncora que será fixada ao fundo é chamado de:
Suspender
Fundear
Aduchar
Abicar
Atracar
14.
Um navegante com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para conduzir embarcações de esporte e recreio em caráter não profissional é chamado de:
armador
tripulante
marítimo
amador
aquaviário
15.
O peso da água deslocada por um barco em águas calmas, que é expresso em unidades de toneladas nos países de sistema métrico decimal é chamado de:
peso
arqueação
deslocamento
flutuação
empuxo
16.
É passível correr interrupção da singradura (viagem) quando:
estiver em péssimo estado de conservação
trafegar em áreas de segurança
trafegar em canais balizados
estiver com excesso de lotação
a embarcação estiver sem luzes e marcas, previstas no RIPEAM
17.
Deverá ser considerada uma embarcação alcançando outra, toda embarcação que se aproximar de outra, vindo de uma direção de:
mais de 22,5º para ré do través dessa última
menos de 112,5º para ré do través dessa última
mais de 112,5º para ré do través dessa última
menos de 22,5º para ré do través dessa última
mais de 22,5º e menos de 112,5º para ré do través dessa última
18.
A reincidência em conduzir embarcação em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica, quando não constituir crime previsto em lei acarreta:
Suspensão do Certificado de Habilitação por dois anos
Cancelamento do Certificado de Habilitação
Suspensão do Certificado de Habilitação por um ano
Suspensão do Certificado de Habilitação por seis meses
Inquérito Administrativo de Fatos a Navegação
19.
São considerados combustíveis voláteis:
óleo de linhaça e álcool
gasolina e graxa lubrificante
éter e benzina
óleo combustível e éter
óleo combustível e óleo de linhaça
20.
No balizamento de uma hidrovia um sinal ”X” significa:
seguir margem
trocar de margem
seguir no meio do canal
bifurcação de canal
proibido parar
21.
Sobreviventes de naufrágios durante a Segunda Guerra Mundial apontam o óleo flutuante como origem das maiores dificuldades para o salvamento. Para evitar todos os inconvenientes causados por ele como: elevado risco de sufocação pela irritação das vias respiratórias; e até mesmo de cegueira pela violenta ardência nos olhos, deveremos:
mergulhar a sota vento
boiar e deixar a correnteza nos levar
nadar por baixo da água até sair fora do óleo
nadar na direção do vento
mergulhar sobre a mancha de óleo
22.
Estando presente o combustível e o oxigênio (comburente) para haver uma combustão é necessária que se atinja a (o):
ponto de combustão
temperatura de ignição
ponto de ignição
ponto de fulgor
temperatura ideal
23.
Qual das proposições abaixo não está correta, com relação ao uso de embarcações de esporte e recreio?
O seu empréstimo a um oficial da Marinha do Brasil, sendo esse do Corpo da Armada
O seu empréstimo a uma pessoa habilitada responsável
A sua condução por um profissional da Marinha Mercante, devidamente habilitado
O seu uso para atividades comerciais
A sua condução por um Marítimo Regional, devidamente habilitado
24.
São situações normalmente indicadas por balizamento, exceto:
Zonas de acidentes marítimos importantes
Áreas onde estão sendo realizados serviços especiais
Área de regatas e pontos de esperadas eclusas
Novos perigos
Perigos naturais e limites laterais dos canais
25.
Ao constatar qualquer irregularidade nos sinais náuticos ou auxílios à navegação, qual deve ser a atitude do navegante? deverá comunicar imediatamente o fato a (o):
Comparar com os últimos Avisos aos Navegantes
Informar o fato à prefeitura da cidade mais próxima
Tentar reparar ou reposicionar o sinal
Não agir, pois não tem competência sobre o assunto, que é da Capitania dos Portos
Informar o fato ao Agente da Autoridade Marítima local
26.
A sobrevivência do náufrago depende do período de permanência na água em função da (s):
temperatura da água do mar
correntes marinhas
quantidade de água
distância de terra
exposição aos raios solares
27.
Havendo o flagrante de infração às normas em vigor, será lavrado um Auto de Infração para o Comandante da embarcação. Quantos dias de prazo o Comandante terá para apresentar sua Defesa Prévia:
12 dias
10 dias
20 dias
15 dias
5 dias
28.
O tempo que uma embarcação leva para afundar depende da sua:
reserva de flutuabilidade e da densidade da água
estabilidade e densidade da água
reserva de flutuabilidade e da extensão da avaria
estabilidade e do funcionamento dos geradores
reserva de flutuabilidade e do tempo na área
29.
A temperatura na qual uma parcela de ar com pressão e conteúdo de vapor d’água constantes torna-se saturada quando resfria é chamada de:
ponto de saturação
ponto de orvalho
ponto de congelamento
ponto de ebulição
ponto de fulgor
30.
De acordo com Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), as luzes de bordos, verde a boreste e encarnada a bombordo, podem ser vistas num ângulo de?
122,5º a partir da popa
102,5º a partir da popa
112,5º a partir da proa
135,5º a partir da popa
132,5º a partir da proa
31.
Se eu avistar uma outra embarcação e tiver certeza de que está havendo risco de abalroamento, a seguinte situação está sendo apresentada:
marcação variando e distância diminuindo
marcação constante e distância aumentando
marcação constante e distância diminuindo
marcação variando e distância constante
marcação variando e distância aumentando
32.
Com corrente de proa a desatracação fica mais fácil:
folgando-se todos os cabos, largando-se a embarcação ao efeito da corrente
folgando-se primeiro os cabos de ré, mantendo-se os cabos de vante apertados
folgando-se todos os cabos, largando-se a embarcação ao efeito do vento e da corrente
folgando-se primeiro os cabos de vante, mantendo-se os cabos de ré apertados
esperando-se o efeito da corrente cessar, para dar inicio a manobra da embarcação
33.
É definido como sendo a distância horizontal entre os pontos extremos da proa a popa de uma embarcação:
comprimento da embarcação
convés principal
convés de borda livre
borda livra
pontal
34.
Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam o causador a:
suspensão da habilitação por dois anos
trabalhos comunitários
repará-los
inquérito policial
prisão domiciliar
35.
Quando numa embarcação de dois hélices, um deles dá a ré e o outro adiante, com a mesma rotação, essa embarcação:
tende a girar a proa para o bordo contrário ao do hélice que dá atrás
tende a girar a proa para o mesmo bordo do hélice que dá a ré
tende a seguir em linha reta para ré
tende a girar a proa para o mesmo bordo do hélice que dá adiante
tende a seguir em linha reta para vante
36.
Para segurança da embarcação, devemos proceder a diversas verificações antes de sairmos para navegar, exceto:
verificar as luzes de navegação
verificar os equipamentos de salvatagem
verificar os equipamentos de combate a incêndio
verificar se a embarcação está com as acomodações limpas e arrumadas
verificar os equipamentos rádio
37.
O excesso de peso em partes altas da embarcação ou má distribuição de pesos em relação às laterais da embarcação, prejudica a:
estanqueidade da embarcação
flutuabilidade direcional
economia de combustível
velocidade máxima a ser atingida pela embarcação
estabilidade da embarcação
38.
Em um naufrágio, a fadiga e o esgotamento resultantes de grandes privações muitas vezes conduzem a distúrbios mentais que podem tomar forma de extenso nervosismo, atividade excessiva e violenta ou de estafa. O melhor meio de evitá-los é:
nadar uma vez por dia
manter-se ocupado com tarefas da balsa
procurar dormir e descansar o máximo possível
pescar
realizar exercícios físicos
39.
Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam ao infrator a repará-los e pagar multa do grupo “D’ (de 40,00 a 1.600,0ou poderá suspender o certificado de habilitação em até:
15 dias
120 dias
90 dias
30 dias
60 dias
40.
A penalidade por conduzir embarcação em estado de embriaguez é:
suspensão definitiva do Certificado de Habilitação
suspensão Certificado de Habilitação até noventa dias
suspensão do Certificado de Habilitação até cento e vinte dias. A reincidência sujeitará o infrator à pena de cancelamento do Certificado de Habilitação
suspensão do Certificado de Habilitação até sessenta dias
cancelamento do Certificado de Habilitação
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